SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Deconstructing Discourses of Difference at SchoolSenses and Meanings of Teaching, according to a Beginning Teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; MARQUES, Dayana Ferreira; RODRIGUES, Adriege Matias  and  DIAS, Gilvania Lima. Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.707-728. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623657687.

Este artigo teve como objetivo analisar os motivos que levaram à nucleação de escolas localizadas na zona rural de municípios do brejo paraibano a partir dos pontos de vista dos envolvidos nessa ação. O aporte metodológico foi organizado tomando como base a abordagem qualitativa. Após realização da pesquisa, constatou-se que o argumento de que a nucleação das escolas contribui para a melhoria na organização do ensino não se confirmou. Destaca-se que o fechamento das escolas tem colaborado com a saída dos moradores do campo para a cidade, interferindo na formação da identidade e possibilitando o desenraizamento dos sujeitos campesinos.

Keywords : Nucleação de Escolas; Educação no Campo; Políticas Públicas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )