SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Desconstruindo Discursos de Diferença na EscolaSentidos e Significados da Docência, segundo uma Professora Iniciante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; MARQUES, Dayana Ferreira; RODRIGUES, Adriege Matias  y  DIAS, Gilvania Lima. Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.707-728. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623657687.

Este artigo teve como objetivo analisar os motivos que levaram à nucleação de escolas localizadas na zona rural de municípios do brejo paraibano a partir dos pontos de vista dos envolvidos nessa ação. O aporte metodológico foi organizado tomando como base a abordagem qualitativa. Após realização da pesquisa, constatou-se que o argumento de que a nucleação das escolas contribui para a melhoria na organização do ensino não se confirmou. Destaca-se que o fechamento das escolas tem colaborado com a saída dos moradores do campo para a cidade, interferindo na formação da identidade e possibilitando o desenraizamento dos sujeitos campesinos.

Palabras clave : Nucleação de Escolas; Educação no Campo; Políticas Públicas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )