SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Nucleation of Schools in the Countryside: conflicts between training and uprootingHistory Teaching: a glance at the changes in the permanence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CERICATO, Itale Luciane. Sentidos e Significados da Docência, segundo uma Professora Iniciante. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.729-746. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623657738.

A temática desse estudo, que ganha destaque no cenário de baixa atratividade da carreira docente, discute os primeiros anos profissionais de uma professora da rede pública paulista. Os resultados indicam o trabalho sentido como gerador de desgaste emocional sendo este período vivido com dificuldade e com o desejo de abandonar a profissão. Após breve mapeamento das políticas existentes sobre a área apontam-se aspectos que merecem atenção do poder público como a criação de políticas sistemáticas de apoio e acolhida ao professor iniciante. Por fim, sugere-se a implantação de comunidades profissionais de aprendizagem, em que esses profissionais possam encontrar, quando necessário, recursos, orientação e aprimoramento profissional.

Keywords : Professor Iniciante; Políticas Docentes; Formação de Professores..

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )