SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2La Historia Enseñada: una mirada a los cambios en las permanenciasPrática Avaliativa de Matemática: um dispositivo pedagógico de subjetivação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PANIAGO, Rosenilde Nogueira  y  SARMENTO, Teresa. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.771-792. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623658411.

Essa pesquisa objetiva investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência dos licenciandos, focalizando a construção da identidade docente como professores pesquisadores e reflexivos, no contexto de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, por meio de narrativas e análise documental. Evidenciou-se que o PIBID pode se constituir em um espaço de reflexão, em que o formando é incitado a desenvolver postura investigativa, elaborar e executar projeto de ensino e de investigação; entretanto, os estudos e reflexões sobre a pesquisa deve também ser assumido pelos demais professores formadores para que esta atividade seja fortalecida na instituição.

Palabras clave : Formação de Professores; Pesquisa na Formação; PIBID.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )