SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros  e  SILVA, Marcio Antonio da. Prática Avaliativa de Matemática: um dispositivo pedagógico de subjetivação. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.793-807. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623659116.

O texto divulga alguns resultados de uma pesquisa de mestrado já concluída, discute e problematiza a avaliação como ferramenta pedagógica que se exercita na sala de aula para a subjetivação de uma professora de Matemática e seus alunos, questionando enunciados sobre práticas avaliativas que são silenciados e podem ter implicações na produção de subjetividades. Aproxima-se das teorizações de Michel Foucault sobre a constituição de sujeitos em um movimento de análise que situou a avaliação em um lugar-outro do discurso pedagógico, inscrevendo-a como uma prática de diferenciação e uma ferramenta pedagógica para tornar visíveis os que aprendem e os que não aprendem na escola, e para a formação de um sujeito avaliador.

Palavras-chave : Avaliação; Análise do Discurso; Práticas de Diferenciação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )