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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

WELLER, Wivian. Compreendendo a Operação Denominada Comparação. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.921-938. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623665106.

Nas ciências sociais a comparação cultural foi vista por um longo período como um procedimento científico voltado para determinar as estruturas ocultas a partir das quais ocorria o desenvolvimento das sociedades. Com base em aportes de Friedrich Tenbruck e Joachim Matthes, a primeira parte do artigo oferece uma análise crítica a esse tipo de entendimento da comparação e dos métodos utilizados. Na segunda parte são apresentadas duas pesquisas internacionais, com ênfase nos procedimentos metodológicos, motivos para a realização de ambos os estudos e aprendizados adquiridos. A riqueza de um estudo comparado não está apenas na capacidade de desvelamento de situações e realidades desconhecidas, mas também daquilo que não sabíamos sobre nós mesmos.

Palabras clave : Comparação; Comparação Cultural; Educação Comparada; Métodos Comparativos; Pesquisa Comparada..

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