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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MELO, Lucas Pereira de  y  OLIVEIRA, Ana Luiza de Oliveira e. Viver Através de Projetos de Saúde: práticas de educação em saúde no Brasil. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.961-980. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623656335.

O objetivo deste ensaio é analisar os saberes e as práticas de educação em saúde no Brasil tomando como objeto sua emergência histórica na segunda década do século XX, como educação sanitária, e seus desdobramentos mais recentes. Tais saberes e práticas são analisados por meio dos conceitos de práticas discursivas e biopolítica de Michel Foucault. A discussão se inicia com a emergência da educação sanitária no Brasil nos anos 1920 e de suas práticas até a década de 1960, quando ocorre a mudança terminológica para educação em saúde. Por fim, abordam-se alguns dos desdobramentos hodiernos das práticas de educação em saúde e seus traços biopolíticos no contexto marcado pelas estratégias de reorientação do modelo de atenção à saúde no país.

Palabras clave : Educação em Saúde; Práticas de Saúde Pública; Biopolítica.

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