SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Acoso Escolar y la Protección de los Derechos de los Niños y AdolescentesEspaço Físico da Escola Pública Goiana de Tempo Integral: dados e apontamentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; BRANDOLIN, Fabio  y  AMARALI, Daniela Patti do. Desafios e Dificuldades na Implementação do Programa Mais Educação: percepção dos atores das escolas. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.1059-1079. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660490.

O presente artigo tem o objetivo de investigar a implementação do Programa Mais Educação (PME) a partir da percepção dos atores que tomam decisões cotidianas nas escolas para dar corpo aos objetivos dessa política indutora do governo federal. A pesquisa foi conduzida em 6 escolas da rede municipal de Petrópolis-RJ e contou com a participação de 33 entrevistados. Os resultados indicam que as escolas enfrentam dificuldades de estabelecer parcerias com outras instituições para o desenvolvimento das atividades do programa, os gestores valorizam o PME por seu caráter de assistência e apoio às famílias e os monitores, apresentam frágeis vínculos com o programa por conta do baixo valor da ajuda de custo, colocando em xeque o caráter voluntário da participação.

Palabras clave : Educação Integral; Implementação; Voluntários; Escola de Tempo Integral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )