SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Espaço Físico da Escola Pública Goiana de Tempo Integral: dados e apontamentosEm Busca do Lá: educação, espaço e linguagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CORDEIRO, Salete de Fátima Noro. Jornada Ampliada e Cultura Digital: cotidiano e espaços-tempos do educar. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.1123-1142. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660644.

A ampliação da jornada escolar na rede pública brasileira é uma das iniciativas do governo para alcançar a melhoria da qualidade na educação básica. O objetivo deste trabalho é discutir, além da ampliação do tempo cronológico, o desenvolvimento de espaços-tempos outros do educar a partir da articulação de dois programas governamentais distintos. O referencial teórico-metodológico parte dos estudos multirreferenciais, contemplando a teoria dos cotidianos e da cultura digital. Entre os resultados, apontamos a necessidade de políticas públicas que fomentem o protagonismo e a formação de professores, ao invés de programas que visem alcançar apenas indicadores educacionais.

Palabras clave : Jornada Ampliada; Cultura Digital; Espaço-Tempo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )