SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Estudos de Caso ComparadoEducação Ambiental e suas Urgências: a constituição de uma ética planetária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PRADO, Clodoaldo José Bueno do  y  CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Livro Didático de Geografia: estudo da linguagem cartográfica. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.981-1000. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623656967.

O artigo objetiva socializar a pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) em relação à linguagem cartográfica. O estudo, qualitativo, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial cidadã. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania do educando; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; e a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente.

Palabras clave : Educação Geográfica; Consciência Espacial-Cidadã; Linguagem Cartográfica; Livros Didáticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )