SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Environmental Education and its Urgencies: the necessary formation of a planetary ethicsContemporary Teacher's Records: childhood and teaching in digital times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella  and  VASCONCELOS, Mario Sergio. Sentir, Significar e Construir Conhecimento com Base nos Erros. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.1035-1057. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623659501.

Por intermédio do método clínico crítico piagetiano, investigou-se as significações, atribuídas ao erro por quatro estudantes em diferentes atividades e situações interativas. Também foram verificados os resultados do emprego de situações autorreguladoras na compreensão do erro inicialmente apresentado por eles. Os instrumentos para a coleta de dados consistiram em jogos, videogravações, diários e entrevistas. Após intervenção, os alunos passaram a se perceber competentes, estabelecer interações positivas no grupo e deixar de conceber o erro como uma ação impeditiva do aprender. Concluiu-se que as significações de erro são dependentes de algumas variáveis; entre elas, os sentimentos nutridos pelos sujeitos sobre si, o outro e o objeto de conhecimento.

Keywords : Jean Piaget; Erro; Significações; Aprendizagem.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )