SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Educação Ambiental e suas Urgências: a constituição de uma ética planetáriaRegistro Docente Contemporâneo: infância e docência em tempos digitais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella  y  VASCONCELOS, Mario Sergio. Sentir, Significar e Construir Conhecimento com Base nos Erros. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.1035-1057. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623659501.

Por intermédio do método clínico crítico piagetiano, investigou-se as significações, atribuídas ao erro por quatro estudantes em diferentes atividades e situações interativas. Também foram verificados os resultados do emprego de situações autorreguladoras na compreensão do erro inicialmente apresentado por eles. Os instrumentos para a coleta de dados consistiram em jogos, videogravações, diários e entrevistas. Após intervenção, os alunos passaram a se perceber competentes, estabelecer interações positivas no grupo e deixar de conceber o erro como uma ação impeditiva do aprender. Concluiu-se que as significações de erro são dependentes de algumas variáveis; entre elas, os sentimentos nutridos pelos sujeitos sobre si, o outro e o objeto de conhecimento.

Palabras clave : Jean Piaget; Erro; Significações; Aprendizagem.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )