SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Evoked Feelings, Assigned Meanings and Constructed Knowledge Based on MistakesWhy, School, Why? Gifted students with school underachievement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

HORN, Cláudia Inês  and  FABRIS, Elí Henn. Registro Docente Contemporâneo: infância e docência em tempos digitais. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.1103-1122. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660624.

O artigo objetiva articular a infância contemporânea com a prática de registro docente da documentação pedagógica. Abordando-se a educação da infância contemporânea e mostrando-se os deslocamentos nos modos de viver dos sujeitos infantis, tensiona-se o modo de ser aluno e docente na Educação Infantil. Analisam-se referenciais italianos que apresentam a abordagem da documentação pedagógica, e defende-se a ideia de que essa forma de registro aponta para um gradual refinamento nas maneiras de registrar as ações infantis, sugerindo um tempo digital e pontilhista, permeado pela rapidez nos modos de comunicar as aprendizagens. Uma criança protagonista e um professor organizador dos tempos e espaços são visibilizados na literatura italiana analisada.

Keywords : Infância; Educação Infantil; Documentação Pedagógica; Tempo Digital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )