SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Sentir, Significar e Construir Conhecimento com Base nos ErrosPor quê, Escola, Por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

HORN, Cláudia Inês  y  FABRIS, Elí Henn. Registro Docente Contemporâneo: infância e docência em tempos digitais. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.1103-1122. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660624.

O artigo objetiva articular a infância contemporânea com a prática de registro docente da documentação pedagógica. Abordando-se a educação da infância contemporânea e mostrando-se os deslocamentos nos modos de viver dos sujeitos infantis, tensiona-se o modo de ser aluno e docente na Educação Infantil. Analisam-se referenciais italianos que apresentam a abordagem da documentação pedagógica, e defende-se a ideia de que essa forma de registro aponta para um gradual refinamento nas maneiras de registrar as ações infantis, sugerindo um tempo digital e pontilhista, permeado pela rapidez nos modos de comunicar as aprendizagens. Uma criança protagonista e um professor organizador dos tempos e espaços são visibilizados na literatura italiana analisada.

Palabras clave : Infância; Educação Infantil; Documentação Pedagógica; Tempo Digital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )