Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
HORN, Cláudia Inês y FABRIS, Elí Henn. Registro Docente Contemporâneo: infância e docência em tempos digitais. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.1103-1122. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623660624.
O artigo objetiva articular a infância contemporânea com a prática de registro docente da documentação pedagógica. Abordando-se a educação da infância contemporânea e mostrando-se os deslocamentos nos modos de viver dos sujeitos infantis, tensiona-se o modo de ser aluno e docente na Educação Infantil. Analisam-se referenciais italianos que apresentam a abordagem da documentação pedagógica, e defende-se a ideia de que essa forma de registro aponta para um gradual refinamento nas maneiras de registrar as ações infantis, sugerindo um tempo digital e pontilhista, permeado pela rapidez nos modos de comunicar as aprendizagens. Uma criança protagonista e um professor organizador dos tempos e espaços são visibilizados na literatura italiana analisada.
Palabras clave : Infância; Educação Infantil; Documentação Pedagógica; Tempo Digital.