SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Registro Docente Contemporâneo: infância e docência em tempos digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CARVALHO, Maria de Lurdes Dias  e  CRUZ, Judite Zamith. Por quê, Escola, Por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.1143-1159. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660798.

Neste estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, pretende-se identificar fatores de desenvolvimento e (in)sucesso escolar de jovens com características de sobredotação, na escolaridade obrigatória (12 a 16 anos). As narrativas apresentadas pelos investigadores revelam as relações entre características individuais e orientações escolares nem sempre aceites. A análise clarifica o tédio, frustração e fracasso que enfrentam estes alunos no cotidiano, tomada de decisão de alheamento, confronto ou 'crise de identidade' para a homogeneização e cumprimento de tarefas rotineiras que a escola oferece. Revelam ainda o relevo dos papéis do professor na diferenciação curricular e, em certos casos, no sucesso escolar dos estudantes.

Palavras-chave : Educação Especial; Sobredotação; Insucesso Escolar; Currículo; Diferenciação Curricular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )