SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Sexualização e Erotização: emancipação e integração do amor e do sexoMemórias da Infância e da Educação: abordagens eliasianas sobre as mulheres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

VEIGA, Cyntia Greive. Crianças Pobres como Grupo Outsider e a Participação da Escola. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1239-1256. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664210.

O objetivo é discutir a elaboração sócio-histórica das crianças pobres como grupo outsider e a participação da Escola neste processo, a partir da figuração estabelecidos-outsiders, paradigma empírico desenvolvido por Norbert Elias com função de problematizar relações de poder. Para análise das questões apresentadas, realizou-se estudos bibliográficos referentes ao entendimento da condição de pobreza como desqualificação moral e a estigmatização da criança pobre; em seguida, por meio de pesquisa documental e investigação histórica, buscou-se demonstrar a participação da escola pública na produção da infância pobre como grupo inferior, com destaque para a província/o estado de Minas Gerais no século XIX e início do XX.

Palabras clave : Criança Pobre; Escola Obrigatória; Outsider.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )