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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

VEIGA, Cyntia Greive. Crianças Pobres como Grupo Outsider e a Participação da Escola. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1239-1256. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664210.

O objetivo é discutir a elaboração sócio-histórica das crianças pobres como grupo outsider e a participação da Escola neste processo, a partir da figuração estabelecidos-outsiders, paradigma empírico desenvolvido por Norbert Elias com função de problematizar relações de poder. Para análise das questões apresentadas, realizou-se estudos bibliográficos referentes ao entendimento da condição de pobreza como desqualificação moral e a estigmatização da criança pobre; em seguida, por meio de pesquisa documental e investigação histórica, buscou-se demonstrar a participação da escola pública na produção da infância pobre como grupo inferior, com destaque para a província/o estado de Minas Gerais no século XIX e início do XX.

Palavras-chave : Criança Pobre; Escola Obrigatória; Outsider.

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