SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Crianças Pobres como Grupo Outsider e a Participação da EscolaA Reforma Sampaio Dória: professores, poder e figurações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SARAT, Magda  y  CAMPOS, Miria Izabel. Memórias da Infância e da Educação: abordagens eliasianas sobre as mulheres. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1257-1277. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664283.

Relações sociais entre indivíduos estão pautadas pela experiência de educação e formação que cada um traz consigo ao longo da vida, pelo modo como se constituem individual e coletivamente. A partir de Elias e da metodologia da história oral, o objetivo foi buscar nas memórias de infância de sete mulheres, professoras de crianças, nascidas entre 1950 e 1970, a formação e a educação que se constituiu na infância em espaços privados e domésticos. Apreendeu-se que a escolha profissional tem vínculos com a educação feminina, normatizada por regras de controle e civilidade.

Palabras clave : Norbert Elias; Infância; Educação; Memórias de Mulheres.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )