SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Memórias da Infância e da Educação: abordagens eliasianas sobre as mulheresO Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

HONORATO, Tony. A Reforma Sampaio Dória: professores, poder e figurações. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1279-1302. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664213.

As reformas de ensino são objetos de pesquisa em Educação. Analisou-se a Reforma de 1920 da instrução pública paulista, dirigida por Sampaio Dória, do ponto de vista das prescrições legais e de sua implantação em uma realidade específica, a Escola Normal de Piracicaba/SP. A implantação contou com um grupo de professores que é o nosso objeto privilegiado. Dele apreendemos a formação de uma figuração social produtora de gradientes de poder a partir de reconhecidos domínios pedagógicos, literários, artísticos e político-nacionalistas. Os conceitos de figuração e de poder propostos por Norbert Elias nos dão suporte teórico. A Reforma de 1920, uma rede de pessoas interdependentes e seus desdobramentos são analisados neste artigo.

Palavras-chave : História; Reforma; Poder; Escola Normal; Norbert Elias.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )