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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CELIO SOBRINHO, Reginaldo; SA, Maria das Graças Silva Carvalho de  y  PANTALEAO, Edson. O Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1303-1317. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664287.

Discute a força relativa das instituições especializadas em Educação Especial no jogo social de concretização dos direitos sociais das pessoas com deficiência. Segue as orientações teórico-metodológicas da pesquisa do tipo etnográfico e assume o modelo de jogo, elaborado por Elias (2005), como principal fundamento. Observamos que a centralidade dessas instituições especializadas no contexto das políticas de educação inclusiva fundamenta-se em dois dispositivos interdependentes: 1) a produção e a disseminação do conhecimento sobre os modos de intervenção com as pessoas em situação de deficiência, numa perspectiva médico-clínica, e 2) a face assistencialista do liberalismo econômico e político que orientou a consolidação do Estado Moderno.

Palabras clave : Educação Especial; Modelo de Jogo; Instituições Especializadas.

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