SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Education, Government of Self and Others: elements for a state of art in ColombiaIs the closet opened?: sexual diversity studies in El Salvador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

WAJSKOP, Gisela. Linguagem Oral e Brincadeira Letrada nas Creches. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1355-1374. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661980.

Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre as relações entre a brincadeira de faz-de-conta e a aprendizagem da linguagem oral em contextos narrativos significativos em creches. Pretende apresentar, por meio de exemplos e resultados de pesquisa-ação em curso, como uma narrativa emergente pode ser construída pelas crianças, coletivamente, em suas brincadeiras a partir da leitura em voz alta de livros literários pelos professores. Os resultados revelam a integração entre brincar e aprender, dois lados da mesma moeda quando mediados pela literatura infantil que fornece repertório linguístico e semântico significativo às produções expressivas e comunicativas das crianças.

Keywords : Aprendizagem pela Brincadeira; Brincar e Letramento; Brincar em Linguagem Oral; Livros Infantis; Creches.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )