SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Educación, Gobierno de Sí y de los Otros: elementos para un estado del arte en Colombia¿El armario está abierto?: estudios sobre diversidad sexual en El Salvador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

WAJSKOP, Gisela. Linguagem Oral e Brincadeira Letrada nas Creches. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1355-1374. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661980.

Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre as relações entre a brincadeira de faz-de-conta e a aprendizagem da linguagem oral em contextos narrativos significativos em creches. Pretende apresentar, por meio de exemplos e resultados de pesquisa-ação em curso, como uma narrativa emergente pode ser construída pelas crianças, coletivamente, em suas brincadeiras a partir da leitura em voz alta de livros literários pelos professores. Os resultados revelam a integração entre brincar e aprender, dois lados da mesma moeda quando mediados pela literatura infantil que fornece repertório linguístico e semântico significativo às produções expressivas e comunicativas das crianças.

Palavras-chave : Aprendizagem pela Brincadeira; Brincar e Letramento; Brincar em Linguagem Oral; Livros Infantis; Creches.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )