SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4¿El armario está abierto?: estudios sobre diversidad sexual en El SalvadorEl Derecho a ser Joven desde la Prensa Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

OLIVEIRA, Artur Bruno Fonseca de  y  LIMA, Ana Ignez Belém. Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1399-1419. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623662025.

O artigo aborda a criatividade no exercício da docência. Busca-se contribuir com reflexões que embasem práticas inovadoras na escola. O estudo é ancorado na Psicologia Histórico-Cultural, que compreende o ser humano como capacitado para ressignificar sentidos. Abordar a constituição do homem como ser criativo e criador traz opções num tempo em que o docente reproduz processos de alienação. O contexto e as relações vividas são primordiais para o desencadeamento do processo criativo. Tanto as relações interpessoais como o trabalho são marcados por competitividade, individualismo, flexibilidade e rapidez. Tal circunstância tolhe o potencial criativo.

Palabras clave : Criatividade; Prática Docente; Processos de Subjetivação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )