SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Alfabetizacion Estadistica en Profesores de Distintos Niveles FormativosA Propósito de uma Estética Formativa Mediante um Conceito-Paisagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MASSARO, Munique  y  DELIBERATO, Débora. Pesquisas em Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1479-1501. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623662640.

O objetivo deste estudo foi mapear a produção de conhecimento acerca da Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil indexada em Bases de Dados Científicos de 1980 a julho de 2015 e nos Anais do Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Foram encontrados 80 trabalhos nacionais e internacionais a respeito da temática. O tema é recente no panorama brasileiro. As pesquisas internacionais focalizaram o desenvolvimento da linguagem e aspectos comunicativos das crianças com deficiência e pesquisadores brasileiros se propuseram a dar suporte em escolas com adaptações de atividades e estratégias pedagógicas por meio da comunicação suplementar e alternativa.

Palabras clave : Educação Especial; Educação Infantil; Sistemas de Comunicação Alternativos e Suplementares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )