SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Alfabetizacion Estadistica en Profesores de Distintos Niveles FormativosA Propósito de uma Estética Formativa Mediante um Conceito-Paisagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MASSARO, Munique  e  DELIBERATO, Débora. Pesquisas em Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1479-1501. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623662640.

O objetivo deste estudo foi mapear a produção de conhecimento acerca da Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil indexada em Bases de Dados Científicos de 1980 a julho de 2015 e nos Anais do Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Foram encontrados 80 trabalhos nacionais e internacionais a respeito da temática. O tema é recente no panorama brasileiro. As pesquisas internacionais focalizaram o desenvolvimento da linguagem e aspectos comunicativos das crianças com deficiência e pesquisadores brasileiros se propuseram a dar suporte em escolas com adaptações de atividades e estratégias pedagógicas por meio da comunicação suplementar e alternativa.

Palavras-chave : Educação Especial; Educação Infantil; Sistemas de Comunicação Alternativos e Suplementares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )