SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Studies on Augmentative and Alternative Communication in Early Childhood EducationTheatre Pedagogy as the Science of Theatrical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

DOZOL, Marlene Souza. A Propósito de uma Estética Formativa Mediante um Conceito-Paisagem. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1503-1520. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623662696.

O presente ensaio busca indicar a diversidade de itinerários de pesquisa e a multiplicidade de linguagens permitidas pela ampla ideia de formação humana. Propõe ao leitor o exercício de investigá-la mediante fragmentos de um romance epistolar, um tratado de educação e uma carta que procura defender os princípios de tal tratado, nomeadamente: Júlia ou a nova Heloísa, Emílio ou Da Educação e Carta a Christophe de Beaumont, da obra de Jean-Jacques Rousseau. Para tanto, elege o conceito de educação negativa que aparece nesses escritos na intenção de acompanhar o seu deslizar de uma determinada filosofia de educação em direção a uma estética formativa que se faz compreender pelo cruzamento entre filosofia, literatura e paisagismo.

Keywords : Formação; Estética; Educação Negativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )