SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Pesquisas em Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação InfantilLa Pedagogía Teatral como Ciencia de la Educación Teatral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

DOZOL, Marlene Souza. A Propósito de uma Estética Formativa Mediante um Conceito-Paisagem. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1503-1520. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623662696.

O presente ensaio busca indicar a diversidade de itinerários de pesquisa e a multiplicidade de linguagens permitidas pela ampla ideia de formação humana. Propõe ao leitor o exercício de investigá-la mediante fragmentos de um romance epistolar, um tratado de educação e uma carta que procura defender os princípios de tal tratado, nomeadamente: Júlia ou a nova Heloísa, Emílio ou Da Educação e Carta a Christophe de Beaumont, da obra de Jean-Jacques Rousseau. Para tanto, elege o conceito de educação negativa que aparece nesses escritos na intenção de acompanhar o seu deslizar de uma determinada filosofia de educação em direção a uma estética formativa que se faz compreender pelo cruzamento entre filosofia, literatura e paisagismo.

Palavras-chave : Formação; Estética; Educação Negativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )