SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4La Pedagogía Teatral como Ciencia de la Educación TeatralRepresentações Sociais de Docentes da EJA: afetividade e formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

OLIVEIRA, Assis da Costa; PARENTE, Francilene de Aguiar  y  DOMINGUES, William César Lopes. Pedagogia da Alternância e(m) Etnodesenvolvimento: realidade e desafios. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1545-1565. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623663216.

No presente artigo se analisa o processo de implantação da Pedagogia da Alternância no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, sediado no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará. De início, reflete-se sobre os aportes teóricos que fundamentam a alternância na perspectiva do etnodesenvolvimento e da interculturalidade. Posteriormente, analisa-se os ganhos educacionais obtidos com a adoção da metodologia, sobretudo no plano da relação entre teoria e prática, e conhecimentos tradicionais com conhecimentos científicos, assim como os problemas e desafios que sua adoção gera no plano administrativo e na prática docente.

Palabras clave : Pedagogia da Alternância; Etnodesenvolvimento; Interculturalidade; Povos e Comunidades Tradicionais; UFPA.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )