SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Pedagogia da Alternância e(m) Etnodesenvolvimento: realidade e desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CAMARGO, Poliana da Silva Almeida Santos. Representações Sociais de Docentes da EJA: afetividade e formação docente. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.4, pp.1567-1589. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623663306.

O objetivo deste artigo é apresentar as representações sociais dos professores da EJA sobre sua formação docente e a afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Participaram do estudo professores que atuam no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA e Centro Estadual da Educação de Jovens e Adultos - CEEJA. Os instrumentos de coleta de dados foram: Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevista. Podemos inferir que as representações sociais dos professores objetivam-se na prática cotidiana por meio do compromisso assumido com os alunos e se ancoram na perspectiva afetiva, posto que o amor e a responsabilidade são mais significativos do que a competência técnica e a formação didático-pedagógica.

Palabras clave : Representações Sociais; Afetividade; Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Processo de Ensino-Aprendizagem.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )