Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
ARAUJO, Alberto Filipe y AZEVEDO, Fernando José. O Imaginário Educacional na Perspetiva de Gilbert Durand. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.73-95. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623663498.
Este artigo parte da obra de Gilbert Durand e opta preferencialmente pela noção heurística da mitanálise, ainda que num sentido mais lato, em detrimento da noção de mitocrítica mais vocacionada para a crítica literária e poética. O ponto de vista defendido é que a bacia semântica na qual a mitanálise, concebida para con-textos mais ideologizados, opera é a do imaginário educacional com o seu conceito de ideologema. É, portanto, neste pano de fundo que se desenrolará a discussão, na nossa última parte, do interesse e da respectiva importância da mitanálise no quadro de uma hermenêutica educacional que, por sua vez, não deixará de ter implicações numa Filosofia da Educação.
Palabras clave : Mitanálise; Imaginário Educacional; Hermenêutica Educacional; Ideologema.