SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Experimentações com a Pesquisa Educacional Deleuze-Guattariana no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ARAUJO, Alberto Filipe  y  AZEVEDO, Fernando José. O Imaginário Educacional na Perspetiva de Gilbert Durand. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.73-95. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623663498.

Este artigo parte da obra de Gilbert Durand e opta preferencialmente pela noção heurística da mitanálise, ainda que num sentido mais lato, em detrimento da noção de mitocrítica mais vocacionada para a crítica literária e poética. O ponto de vista defendido é que a bacia semântica na qual a mitanálise, concebida para con-textos mais ideologizados, opera é a do imaginário educacional com o seu conceito de ideologema. É, portanto, neste pano de fundo que se desenrolará a discussão, na nossa última parte, do interesse e da respectiva importância da mitanálise no quadro de uma hermenêutica educacional que, por sua vez, não deixará de ter implicações numa Filosofia da Educação.

Palabras clave : Mitanálise; Imaginário Educacional; Hermenêutica Educacional; Ideologema.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )