SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Experimentações com a Pesquisa Educacional Deleuze-Guattariana no BrasilA Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

AQUINO, Julio Groppa. Foucault e a Pesquisa Educacional Brasileira, Depois de Duas Décadas e Meia. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.45-71. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661605.

O presente artigo devota-se a oferecer um panorama extensivo da recepção das ideias de Michel Foucault na pesquisa educacional brasileira, por meio dos resultados de uma investigação sobre a produção acadêmica de matriz foucaultiana em 52 periódicos educacionais, entre 1990 a 2014. Consoante a uma estratégia de endereçamento à massa documental que fosse capaz de abdicar do ajuizamento dos usos das ideias do pensador, 401 artigos que sugeriam uma apropriação da teorização foucaultiana como modo de trabalho foram selecionados e, então, analisados em conjunto. Ao final do texto, são formulados alguns apontamentos acerca dos limites atuais e das possibilidades futuras dos estudos foucaultianos na educação brasileira.

Palabras clave : Michel Foucault; Pesquisa Educacional; Literatura Educacional; Estudos Foucaultianos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )