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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

AQUINO, Julio Groppa. Foucault e a Pesquisa Educacional Brasileira, Depois de Duas Décadas e Meia. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.45-71. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661605.

O presente artigo devota-se a oferecer um panorama extensivo da recepção das ideias de Michel Foucault na pesquisa educacional brasileira, por meio dos resultados de uma investigação sobre a produção acadêmica de matriz foucaultiana em 52 periódicos educacionais, entre 1990 a 2014. Consoante a uma estratégia de endereçamento à massa documental que fosse capaz de abdicar do ajuizamento dos usos das ideias do pensador, 401 artigos que sugeriam uma apropriação da teorização foucaultiana como modo de trabalho foram selecionados e, então, analisados em conjunto. Ao final do texto, são formulados alguns apontamentos acerca dos limites atuais e das possibilidades futuras dos estudos foucaultianos na educação brasileira.

Palavras-chave : Michel Foucault; Pesquisa Educacional; Literatura Educacional; Estudos Foucaultianos.

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