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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

TRENTIN SILVEIRA, Rene. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.97-114. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664512.

O objetivo deste artigo é analisar a relação professor-aluno à luz de algumas categorias de Antonio Gramsci. Para tanto, tomam-se como referências: um artigo jornalístico de sua autoria, de 1915; algumas notas dos Cadernos do Cárcere; e uma carta ao irmão Carlo, de 1930. Por esse caminho, pretende-se demonstrar que o autor advoga uma relação amigável entre professor e aluno, a qual exclui tanto o espontaneísmo pedagógico quanto o autoritarismo, o psitacismo e o diletantismo. Em suma, para Gramsci, a relação professor-aluno é de natureza dialética, de modo que “todo professor é sempre aluno e todo aluno, professor” (Gramsci, 2001, p. 399). Tal concepção se articula com as posições do autor sobre a relação entre os intelectuais e os simples e a questão da hegemonia.

Palavras-chave : Antonio Gramsci; Relação Professor-Aluno; Pedagogia Gramsciana; Hegemonia; Intelectuais.

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