SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Dialogues between Boaventura de Sousa Santos, Special Education and CurriculumCurricular Guidelines and Professors: what relation is this? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BONAMIGO, Gilmar Francisco. Aproximação Hermenêutica a Vygotsky: entre a arqueologia e o possível. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.153-168. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623668564.

Este ensaio trata de dois movimentos constitutivos em Lev Vygotsky apreendidos por uma incursão em duas de suas obras: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores (2000) e Pensamento e Linguagem (1991). Tais movimentos podem ser ditos como arqueologia em movimento e abertura do possível. Pelo primeiro, acompanhamos um retorno na direção da ontogênese e da filogênese do processo dialético de desenvolvimento e de aprendizado; pelo segundo, apreendemos o significado da inscrição da educação sobretudo na Zona de Desenvolvimento Proximal, com as consequências metodológicas e práticas que isso implica. A metodologia que utilizamos é a pesquisa bibliográfica conduzida sob inspiração da Hermenêutica Crítica de Paul Ricoeur.

Keywords : Linguagem; Desenvolvimento; Aprendizado; Arqueologia; Possível.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )