SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Aproximação Hermenêutica a Vygotsky: entre a arqueologia e o possívelAvaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

OSORIO, Mara Rejane Vieira. Diretrizes Curriculares e Professores Formadores: que relação é essa?. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.171-186. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661426.

Este texto, a partir de estudos foucaultianos, problematiza a relação entre professores formadores e as reformas curriculares realizadas em três licenciaturas de uma instituição universitária de ensino superior (IES) pública. Envolvidos em atender e gerenciar demandas internas e externas, esses professores estão se constituindo como novos sujeitos. Neste sentido, questões fundamentais (bem comum, pedagógicas, valores, metas cognitivas, complexidade política) têm perdido espaço e esse sujeito passa a tratar do seu trabalho de modo técnico/pragmático; nesse processo, parece se afastar das possibilidades de interferir na produção e discussão dos currículos das licenciaturas.

Palavras-chave : Currículo; Licenciatura; Professores; Reforma; DCN.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )