SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Diretrizes Curriculares e Professores Formadores: que relação é essa?Espaços Escolares Indígenas no Brasil: políticas, ações e atores envolvidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

FIGUEIRA, Ana Paula Couceiro. Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.187-199. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661470.

Pretende equacionar-se as potencialidades da avaliação/intervenção dinâmica em contexto psicológico, neuropsicológico e educacional, ou seja, o seu valor interno bruto, não olvidando as suas limitações e constrangimentos, aventando-se a possibilidade de atualização em concomitância com outras modalidades. Não sendo uma estratégia nova, julgada passível de utilização, sugere-se o retorno a Vygotsky e a revisão do percebido parente mais pobre destas áreas de análise. Neste contexto, revemos os conceitos de ajuda, os andaimes, a aprendizagem recíproca e por pares, as vantagens da interação na aprendizagem.

Palabras clave : Avaliação; Intervenção; Dinâmica; Autêntica; Vygotsky.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )