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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ZANIN, Nauíra Zanardo; SILVA, Ivone Maria Mendes  e  CRISTOFOLI, Maria Silvia. Espaços Escolares Indígenas no Brasil: políticas, ações e atores envolvidos. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.201-222. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623662535.

Este artigo tem como escopo problematizar os espaços escolares indígenas no Brasil, voltando nossa atenção para diferentes parâmetros que têm pautado as intervenções arquitetônicas e a repercussão delas em comunidades indígenas. A partir dos documentos oficiais, situamos o tema na legislação e nos documentos normativos e, além disso, analisamos projetos arquitetônicos e publicações na mídia. Os achados apontam que a infraestrutura escolar ainda se põe como desafio para o Ministério da Educação e que há necessidade de ampliar e aprimorar as iniciativas voltadas à qualificação desses espaços, bem como os processos de participação de grupos indígenas nas instâncias decisórias que possibilitam a construção das políticas e as ações derivadas.

Palavras-chave : Espaços Escolares; Intervenções Arquitetônicas; Políticas Educacionais; Diversidade Sociocultural; Sujeitos Escolares Indígenas.

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