SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Espaços Escolares Indígenas no Brasil: políticas, ações e atores envolvidosAvaliação Institucional em Polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SANTOS, Andreia Mendes dos  e  COSTA, Fábio Soares da. Filosofia da Corporeidade: transversalizações de um corpo intenso de devir. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.223-237. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623663733.

Este ensaio discute as relações entre corpo e saúde no exercício da vida em sociedade e apresenta possibilidades de percepção corporal a partir de um paradigma que privilegia emoções, sensibilidades e afetações. O paradigma racionalista da modernidade agora é tensionado por uma ciência contemporânea, que considera a experiência sensível, não mais fragmentando corpo e mente, e sim considerando-os lugar de educação, de construção de pensamento e de conhecimento. O culto ao corpo e o cuidado com este são abordagens que provocam estados diferentes em si quando tratamos de educação e saúde; por isso, o privilégio hierárquico e verticalizado, antes da modernidade e agora, invertido, na contemporaneidade, precisa ser repensado.

Palavras-chave : Corpo; Educação; Educação Física; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )