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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MARTINS, Alexciano de Sousa; NASCIMENTO, Valdriano Ferreira do  e  SOUSA, Fabiana Martins de. Avaliação Institucional em Polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.239-254. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623663857.

O estudo quis conhecer a avaliação institucional em polos de educação a distância, do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), analisando os polos do estado do Ceará. O sistema UAB do Ministério da Educação do Brasil possibilita a oferta de cursos de nível superior conveniados com universidades públicas. O Ceará conta com polos UAB desde 2006, que formam professores e outros profissionais, inclusive em regiões desprovidas de ensino superior público. Objetivou-se discutir a importância da avaliação institucional nos polos do programa Universidade Aberta do Brasil por meio de uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo. Evidenciou-se que a avaliação institucional nos polos é ínfima e desalinhada com a legislação em vigor e, em razão disso, foram elencadas sugestões de como desenvolver a prática avaliativa.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Ensino Superior; Educação a Distância.

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