SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Inclusive Public Policies: access of deaf students to higher educationProblems of Cartesian Product Solved by Elementary School Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BELINTANE, Claudemir. Quando o Mundo Some: reflexões sobre o futuro da(s) leitura(s). Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.275-291. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664333.

A partir de comparações entre diferentes suportes de expressão e de leitura, propõe-se uma reflexão sobre modos de ler e conhecer. Tomando como eixo reflexivo estudos sobre leitura e modos de enredamento subjetivo de diversos tempos cotejando-os com alguns autores e escritores modernos e contemporâneos, tematiza-se a fronteira entre mundo sensível e representação, com o objetivo de contribuir para uma crítica da apropriação de recursos midiáticos na educação. O argumento principal se estrutura a partir da premissa de que, diante do recobrimento da realidade pelas mídias contemporâneas, mais do que nunca cabe à educação preservar as possibilidades de aprender e de se apreender a partir dos incômodos do real.

Keywords : Letramento; Mídias; Leituras; Alfabeto..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )