SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Políticas Públicas de Inclusão: o acesso da pessoa surda ao ensino superiorA Resolução de Problemas de Produto Cartesiano por Alunos do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BELINTANE, Claudemir. Quando o Mundo Some: reflexões sobre o futuro da(s) leitura(s). Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.275-291. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664333.

A partir de comparações entre diferentes suportes de expressão e de leitura, propõe-se uma reflexão sobre modos de ler e conhecer. Tomando como eixo reflexivo estudos sobre leitura e modos de enredamento subjetivo de diversos tempos cotejando-os com alguns autores e escritores modernos e contemporâneos, tematiza-se a fronteira entre mundo sensível e representação, com o objetivo de contribuir para uma crítica da apropriação de recursos midiáticos na educação. O argumento principal se estrutura a partir da premissa de que, diante do recobrimento da realidade pelas mídias contemporâneas, mais do que nunca cabe à educação preservar as possibilidades de aprender e de se apreender a partir dos incômodos do real.

Palavras-chave : Letramento; Mídias; Leituras; Alfabeto..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )