SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Problems of Cartesian Product Solved by Elementary School StudentsThe Elaboration Process of Municipal Education Plans in the Greater São Paulo ABC Region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta; SILVA, Maísa Alves  and  COLOMBO, Silmara Regina. O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua Portuguesa. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.313-336. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623665370.

O artigo problematiza como algumas propostas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) podem constituir e impactar o trabalho do professor. A partir de breve retomada histórica dos programas PNLD e PNLD - Dicionários e da análise do contexto de produção dos livros didáticos, discute-se como tais propostas foram concretizadas e são atualmente apresentadas. A análise de atividades dos livros didáticos do 1º ano do ensino fundamental e do PNLD - Dicionários para o 5º ano e de orientações ao professor indicam o distanciamento com relação ao trabalho docente e sugerem a necessidade de repensar as propostas, a fim de que possam contribuir para o processo de elaboração de conhecimento pelo aluno, bem como para a organização do trabalho docente.

Keywords : Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); PNLD Dicionários; Contexto de produção; Trabalho do Professor.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )