SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1A Resolução de Problemas de Produto Cartesiano por Alunos do Ensino FundamentalO Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta; SILVA, Maísa Alves  e  COLOMBO, Silmara Regina. O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua Portuguesa. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.313-336. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623665370.

O artigo problematiza como algumas propostas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) podem constituir e impactar o trabalho do professor. A partir de breve retomada histórica dos programas PNLD e PNLD - Dicionários e da análise do contexto de produção dos livros didáticos, discute-se como tais propostas foram concretizadas e são atualmente apresentadas. A análise de atividades dos livros didáticos do 1º ano do ensino fundamental e do PNLD - Dicionários para o 5º ano e de orientações ao professor indicam o distanciamento com relação ao trabalho docente e sugerem a necessidade de repensar as propostas, a fim de que possam contribuir para o processo de elaboração de conhecimento pelo aluno, bem como para a organização do trabalho docente.

Palavras-chave : Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); PNLD Dicionários; Contexto de produção; Trabalho do Professor.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )