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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

GARCIA, Paulo Sérgio  y  BIZZO, Nélio. O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.337-362. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623668702.

Este estudo analisou o processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação da região do ABC (São Paulo - Brasil), colocando a análise em uma moldura mais ampla para compreender as influências realizadas pelo movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT) e aquelas praticadas pela igreja católica. Um estudo de caso foi utilizado como abordagem metodológica. Os resultados revelaram o aligeiramento na elaboração dos planos, a interferência da igreja sobre os vereadores, ratificando sua influência, que é histórica no Brasil, e o enfraquecimento da educação em relação ao preconceito e à discriminação, demandas reconhecidas do movimento LGBT. Esses resultados são importantes para provocar o debate nas Secretarias de Educação e nas universidades.

Palabras clave : Plano Municipal de Educação; Políticas Educacionais; Grande ABC.

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