SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua PortuguesaÊthos Docente de Professores Referenciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

GARCIA, Paulo Sérgio  e  BIZZO, Nélio. O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.337-362. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623668702.

Este estudo analisou o processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação da região do ABC (São Paulo - Brasil), colocando a análise em uma moldura mais ampla para compreender as influências realizadas pelo movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT) e aquelas praticadas pela igreja católica. Um estudo de caso foi utilizado como abordagem metodológica. Os resultados revelaram o aligeiramento na elaboração dos planos, a interferência da igreja sobre os vereadores, ratificando sua influência, que é histórica no Brasil, e o enfraquecimento da educação em relação ao preconceito e à discriminação, demandas reconhecidas do movimento LGBT. Esses resultados são importantes para provocar o debate nas Secretarias de Educação e nas universidades.

Palavras-chave : Plano Municipal de Educação; Políticas Educacionais; Grande ABC.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )