SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1The Elaboration Process of Municipal Education Plans in the Greater São Paulo ABC Region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MARCEL, Jules  and  CRUZ, Giseli Barreto da. Êthos Docente de Professores Referenciais. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.363-380. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623668903.

Este artigo discute o êthos docente de professores formadores referenciais de prática, buscando analisar as influências na sua constituição profissional e os saberes explícitos e/ou tácitos presentes e mobilizados em sua docência. Com base em Shulman, Gauthier, Tardif, e Polanyi, foram realizadas entrevistas e observação de aulas de três professores indicados como referenciais pelos seus alunos, no contexto de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados revelam convergências entre as práticas dos investigados e gravitam em torno de uma didática de prerrogativas intelectivas, morais, afetivas e comportamentais.

Keywords : Professor Referencial; Êthos Docente; Professor Formador; Didática; Formação de Professores.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )