Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
MARCEL, Jules and CRUZ, Giseli Barreto da. Êthos Docente de Professores Referenciais. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.363-380. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623668903.
Este artigo discute o êthos docente de professores formadores referenciais de prática, buscando analisar as influências na sua constituição profissional e os saberes explícitos e/ou tácitos presentes e mobilizados em sua docência. Com base em Shulman, Gauthier, Tardif, e Polanyi, foram realizadas entrevistas e observação de aulas de três professores indicados como referenciais pelos seus alunos, no contexto de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados revelam convergências entre as práticas dos investigados e gravitam em torno de uma didática de prerrogativas intelectivas, morais, afetivas e comportamentais.
Keywords : Professor Referencial; Êthos Docente; Professor Formador; Didática; Formação de Professores.