SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MARCEL, Jules  y  CRUZ, Giseli Barreto da. Êthos Docente de Professores Referenciais. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.363-380. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623668903.

Este artigo discute o êthos docente de professores formadores referenciais de prática, buscando analisar as influências na sua constituição profissional e os saberes explícitos e/ou tácitos presentes e mobilizados em sua docência. Com base em Shulman, Gauthier, Tardif, e Polanyi, foram realizadas entrevistas e observação de aulas de três professores indicados como referenciais pelos seus alunos, no contexto de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados revelam convergências entre as práticas dos investigados e gravitam em torno de uma didática de prerrogativas intelectivas, morais, afetivas e comportamentais.

Palabras clave : Professor Referencial; Êthos Docente; Professor Formador; Didática; Formação de Professores.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )