SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MARCEL, Jules  e  CRUZ, Giseli Barreto da. Êthos Docente de Professores Referenciais. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.363-380. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623668903.

Este artigo discute o êthos docente de professores formadores referenciais de prática, buscando analisar as influências na sua constituição profissional e os saberes explícitos e/ou tácitos presentes e mobilizados em sua docência. Com base em Shulman, Gauthier, Tardif, e Polanyi, foram realizadas entrevistas e observação de aulas de três professores indicados como referenciais pelos seus alunos, no contexto de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados revelam convergências entre as práticas dos investigados e gravitam em torno de uma didática de prerrogativas intelectivas, morais, afetivas e comportamentais.

Palavras-chave : Professor Referencial; Êthos Docente; Professor Formador; Didática; Formação de Professores.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )