SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Ampliação da Jornada Escolar e o Terceiro Setor: a atuação do CENPEC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. Ética e Estética são Um? O que isto pode ter a ver com a Educação escolar?. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.387-399. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660334.

A partir das duas perguntas que intitulam o presente artigo compreende-se, ao responder à primeira, que aquilo que identifica Ética e Estética é o fundamento polissêmico da linguagem que as constitui, em contraposição à linguagem monossêmica da Ciência. Assim, passando para a segunda pergunta, sem deixar o horizonte da linguagem, encontramos uma interpretação da Modernidade e da Pós-modernidade e os modos da Educação de situar-se aí. Quando, então, tentando superar uma visão monossêmica da Educação, passa-se a pensar nas possibilidades daquilo que se pode chamar de polissemia escolar.

Palabras clave : Ética e Estética; Educação; Modernidade; Polissemia Escolar.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )