SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Ampliação da Jornada Escolar e o Terceiro Setor: a atuação do CENPECDever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Políticas de Educação Integral em Tempo Integral à Luz da Análise do Ciclo da Política Pública. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.415-434. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661874.

O presente artigo tem como objetivo sistematizar alguns elementos para a análise das políticas de educação integral em tempo integral considerando o ciclo da política pública. O ciclo de uma política pública é composto pelas seguintes fases: agenda, formulação, implementação e avaliação. Por meio de um ensaio teórico, embasado na bibliografia da área de políticas públicas e no acúmulo teórico e empírico acerca da temática, o presente estudo mostra como as políticas de educação integral em tempo integral apresentam-se atualmente na agenda político-educacional brasileira e como vêm sendo formuladas, implementadas e avaliadas. Aponta a relevância de se construir instrumentos e metodologias de análise que melhor captem as necessidades da área.

Palabras clave : Educação em Tempo Integral; Política Educacional; Ciclo de Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )